sábado, fevereiro 05, 2005

My FS Planes: Wunala Dreaming

Olá malta!

O meu Blog não serve apenas para crítica e opinião. Para desanuviar e para subir o ânimo aqui no meu cantinho, resolvi iniciar hoje uma série de artigos que sempre quis escrever sobre os meus aviões e Repaints favoritos, aqueles que ultilizei e utilizo no FS. Verdadeiros ou Fictícios, este segmento servirá para dar a conhecer a todos algumas pinturas bastante interessantes assim como alguns dados sobre os artistas e a história por trás dos modelos que gosto.

E como não podia deixar de ser, tenho que começar por um avião que simboliza para mim há muito o que de melhor existe em termos de arte em pintura de aeronaves: o Famoso Boeing 747-400 "Wunala Dreaming" da QANTAS que, por sinal, já esteve em LPPT. Traduzido, o nome da aeronave é o "Sonho dos Espiritos Ancesterais".

O projecto iniciou-se em 1993 com a ideia de comemorar o Ano Internacional dos Povos Indigenas. Porém, a iniciativa gorou-se nesse ano devido a algumas duvidas técnicas por parte da QANTAS, mas arrancou definitivamente em 1994 a tempo da inauguração de um novo destino da companhia e ao mesmo tempo a abertura de um novo aeroporto no Japão. A Baralinji Designs criou o modelo, o qual conta uma lenda da cultura Aborigene: ilustra como os "wunala" (espíritos que tomam a forma de cangurus) atravessavam o continente Australiano, deixando rastos, ajudando e conduzindo o homem a locais onde podiam obter água e alimento.

Levou 12 dias a pintar, com a utilização de mais de 2 kilometros (!) de papel vegetal e 800 litros de tinta, com 7 cores diferentes. A pintura foi colocada no B747-438ER com registo VH-OEJ e estreada no voo Sydney - Kansai a 4 de Setembro de 1994, dia de abertura do aeroporto Japonês. Os tons utilizados representam as cores do continente Australiano, desde o vermelho das areias do deserto até aos verdes e azuis da flora desse mesmo deserto. Tudo encapsulado numa forma tradicional de pintura de um povo cujo a cultura é a mais antiga do mundo ainda sobrevivente.

Este Boeing é dos mais famosos que sobrovoam os nossos ceus e também dos mais bonitos que já vi. Foi disponibilizado para o FS pela primeira vez pela PSS no seu pacote payware 747 ainda para o FS2000 e com subsequente update para o FS2002. Existe também versões freeware da FeelReal (FS2002) e da Project Opensky (FS2004), ambas disponíveis na AVSIM.

Sendo um amante do Jumbo e com muitas horas de voo com passageiro abordo da Rainha dos Ceus, este é o avião que mais me seduz. Recomendo vivamente o Wunala Dreaming a todos aqueles que apreciam composições estéticas e aqueles que admiram como é possivel criar um simbolo de um pais, de um povo e de uma mentalidade aberta sem esquecer as suas raizes.