quinta-feira, dezembro 23, 2004

Anónimos, Incógnitos, Analfabetos e Confusos

Olá e Boas Festas,

A época das Festas esta aí, tempo para reflectirmos e convivermos na companhia dos nossos familiares e amigos. Se soubermos quem são ...

Sempre existiu e sempre existirá: O Anonimato que muitas vezes nos pesa na nossa relação com a sociedade tem a sua extensão natural na Comunidade Virtual. Um dos meus ódios de estimação é estar a tentar comunicar com alguem que nao conheço e que não se identifica. Se passarmos a vista pelos principais Fóruns e Mailing Lists Portugueses observamos uma quantidade de Posts vindos de personagens como "elf", "B52", "Barbas" e afins (apenas exemplos) sem que as pessoas se identifiquem e assinem com o nome que os destinga em qualquer outro local na sua vida pessoal ou profissional.

Tambem eu venho dos tempos do MIRC e dos usergroups, das Dalnets, onde os Nicks eram famosos e protegiam os detentores de atitudes e reacções desadequadas. Tambem utilizei o nome de guerra quando jogava Diablo ou X-Wing vs Tie Fighter. Mas toda a gente sabia o meu nome verdadeiro; numa comunidade como a nossa, onde as pessoas se prezam pela união e entre-ajuda dos seus membros, onde não deveria haver clãs ou esquadrões, é exigível que se descarte essas mascara e se identifiquem. Compreendo que muitas vezes quem usa Nicks se esquece de que está a utilizar uma designação que um grupo restrito de outros amigos conhece apenas. Mas por favor, identifiquem-se - Nao custa criar uma Assinatura propria que pode ser colocada no final de cada post ou email. Recuso-me a responder a estes posts ou emails, não porque nao tenha para contribuir ou porque me considere superior, mas porque julgo ser uma falta de respeito dirigir-me em termos de "Tú" ou "Você" a alguém cujo nome desconheço - a minha educação nao me permite isso. Julgo ser muito mais enriquecedor ter uma conversa com o Manuel, a Maria ou o António. Duvido que tenham algo a esconder e simplifica a tarefa de descobrir e conviver com novos amigos. Continuem a utilizar callsigns e afins por ai no mundo virtual, mas sejam pessoas reais quando se dirigem a um grupo ou comentam um tópico, que afinal de contas é real!

O outro ódio que tenho é o dos posts e emails que recebo diáriamente, que me obrigam a ler o mesmo parágrafo 3 vezes antes de entender o que as pessoas querem dizer . Desde quando na Lingua Portuguesa a palavra "que" se escreve "ke", se abreviam palavras e se detorpe regras básicas de gramática para poupar 30 segundos? Meus amigos, POR FAVOR, já que o Acordo Ortográfico nos obriga a aceitar livros técnicos com barbaridades como Torque em vez de Momento de Torção, enquanto "customizamos" os nossos PCs e vemos a nossa "seleção" jogar na "Copa da Europa", não afundemos mais a nossa lingua ao tentar imitar os outros com as nossas "espertezas saloias" de pseudo-evolução.

Para terminar por este ano, vou deixar os meus três desejos para o FS Português em 2005: Primeiro, que as VAs e Organizações Virtuais Portuguesas em geral ofereçam um maior contributo ainda para a massificação deste hobby; Segundo, que a comunidade se venha a unir num grupo online com um ceu único, que maior beneficios irá trazer; Por último, melhores Produtos para o FS-Portugal atraves da divulgação de processos de treino e certificação, documentação e apoio para reduzir ainda mais a diferença entre o real e o Virtual.

Um bom Natal para Todos e até 2005!