quarta-feira, fevereiro 02, 2005

A nova imagem da TAP

Hoje vou mudar-me um pouco para a Aviacao real, ja que o acontecimento-mor esta semana e o lancamento da nova imagem da TAP Air Portugal.

Tive oportunidade de ver a nova imagem com o esquema completo. Pelo o que já vi, na minha humilde opiniao, a alteracao foi deveras infeliz. Que me perdoem os adeptos desta mudanca mas, para termos isto, mas valia nao terem mexido no actual esquema ...

Recordo que a Air Portugal e a Flag-Carrier do nosso pais. Em termos de imagem, esta empresa tem a responsabilidade de representar o pais alem fronteiras e dignificar as "cores" nacionais, dando a conhecer o pais ao resto do mundo. Nao e uma companhia charter com preocupacoes meramente comerciais, nem e uma companhia regional que apenas actua internamente no Continente/Ilhas. A TAP e a transportadora Internacional Portuguesa por excelencia, voando para Quatro Continentes. Dai, a sua apresentacao ao exterior devera a meu ver ser coerente com o simbolismo, a cultura, tradicao e acima de tudo a historia Portuguesa.

Vou apenas dar tres exemplos semelhantes por esse mundo fora. O primeiro e a QANTAS (Segunda companhia mais antiga do mundo). Se olharmos para a imagem dada pela transportadora, vemos o grande "Canguru Voador" na cauda que a demarca de todas as outras e faz parte nao so da cultura moderna Australiana mas tambem tem raizes na tradicao e lenda Aborigene. Orgulhosamente pintado na fuselagem encontramos o nome da empresa e o motto "Spirit of Australia"; mostra ao mundo sobria mas dignificadamente a Flag-Carrier das Antipodas.

O Segundo exemplo e a British Airways. Simbolismo mais simples nao encontramos numa companhia de aviacao. Uma Cauda com o estandarte Britanico estilizado, o nome da Empresa na Fuselagem e aquele reconhecido logotipo das duas fitas com as cores predominantes britanicas, sinal de qualidade. Limpo, simples mas distincto e eficiente: sinonimo da cultura britanica.

O terceiro exemplo vem da Grecia, com o seu icon Olimpico que simboliza a cultura de um povo que nos deu o conceito de civilizacao ocidental e o sentido de amizade e companheirismo em competicao que tao bem reconhecemos.

E agora, vemos o novo design da TAP: Uma cauda impreceptivel à distância (quem nao conhecer vai levar largo tempo a perceber o sentido das meias-letras na cauda), sem identidade nacional nem logotipo original ou referenciavel a nossa lingua, cultura ou historia. Temos três letras coloridas (com multiplos tons - qual deles o mais berrante) sem o minimo de estilização compreensivel (ao contrário do anterior logotipo que saltava a vista) pintadas de alto a baixo da fuselagem na frente da aeronave. A minha primeira impressão foi que se tratava de uma qualquer linha charter de aviacao, onde o design e estimulado apenas pela inventividade comercial e a limitacao de mudancas constantes de equipamento de leasing. A Palavra Portugal na fuselagem e na cauda (mais pequeno) sao as unicas ligacoes, mas mesmo assim sem sentido de coerencia com o pais, nem com estilizacao descernivel.

Nao se ve nada que ligue a companhia a um pais com historia de navegadores que seria deveras coerente para a nossa transportadora aerea; ate parece que se tem vergonha em envergar o Escudo Portugues; a nossa cultura, mistura de racas ou ate a nossa ligacao ao mar e ao mundo estao completamente ausentes. Num ponto na nossa historia em que as fronteiras se dissolvem, os povos perdem identidade e a individualidade e suprimida, sera este mais um passo para abater o pouco orgulho nacional que ainda nos une como compatriotas? Sera que a Star Alliance e mais importante que o orgulho nacional?

As opinioes sao como os cus, claro, e aqui fica a minha. E com desilusao e tristeza que vejo mais uma oportunidade perdida para podermos plantar um marco e sentirmos orgulho em sermos Portugueses.

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Nem mais, Paulo.

Quando se está fora do país, normalmente tem-se um sentido mais patriótico que as pessoas que por cá andam no dia a dia. Mas eu penso exactamente como tu... e vivo cá...

Um Abraço

Nuno Chambel

05:02  
Anonymous Anónimo said...

Quando se vive fora do país, normalmente temos tendência para dar mais valor aos simbolos patrióticos...

Mas concordo inteiramente contigo Paulo, e vivo cá dentro...

Um Abraço

Nuno Chambel

10:27  
Anonymous Anónimo said...

Não comcordo. A Qantas é um exemplo, mas há mais companhias de bandeira cuja imagem é desligada de símbolos patrióticos evidentes (excepto nas cores, que a nova pintura da tap respeita): BA, Air France, AlItalia, SAS, Lufthansa e muitas outras
Eu não concordo que temos de por o escudo, a cruz de malta, uma caravela ou mesmo o galo de barcelos para demonstrar que temos orgulho no nosso país. Na pintura da Tap, o nome do país está bem realçado e é suficiente. Mais do que isto e passamos de patriotas a patrioteiros.
Quanto à pintura, acho leve e agradável, mas podias ser melhor

18:25  

Enviar um comentário

<< Home