quarta-feira, dezembro 01, 2004

To Pay or not to Pay, that is the question: Part I

"To be or not to be, That is the question:
Whether t'is nobler in the mind to suffer
The slings and arrows of outrageous fortune,
Or to take arms against a sea of troubles,
And by opposing, end them?"
in Hamlet, de William Shakespeare

Permitam-me iniciar este meu primeiro artigo de opiniao com um trecho do meu Poeta Anglofono preferido. Parafraseando (ou mesmo plagiando) o "Bardo", defrontamo-nos muitas vezes com um dilema no nosso mundo virtual: Payware versus Freeware. Sera que os cenarios, pacotes de aeronaves e utilitarios que aparecem diariamente nos sites do costume valem a pena quando comparados com o melhor freeware que existe por ai? Serao demasiado caros para a mais (ou menos) valia que representam; ou sera que sao apenas consequencias naturais da expansao da sociedade materialista que nos rodeia em todos os aspectos da nossa vida, onde o valor do "Dollar" se sobrepoe ao valor comunitario e de entre-ajuda que existia nos primordios do FS?

A primeira questao que coloco e a qualidade, esse aspecto tao aparentemente quantificavel mas ao mesmo tempo um tanto subjectivo. Ha bons e maus artistas, existem bons e maus arquitectos; Alguns grupos aparecem num projecto para desaparecerem depois enquanto outros sao ja nomes sonantes no Mundo da Simulacao. Alguns projectos comerciais tentam demarcar-se do suposto "marasmo" restante ao afirmarem que sao "as real as it gets", que foram testados completamente antes de serem lancados, um processo que supostamente culminou num add-on de mais valia incalculavel. Porem, ao serem distribuidos, estes pacotes revelam deficiencias por vezes tao gritantes que so apos multiplos patches e service packs (se existirem) poderao vir a atingir (ainda assim parcialmente) o objectivo pretendido. Em contrapartida, pacotes Freeware revelam-se por vezes verdadeiras perolas para a comunidade: com realismo impar e pormenores que nos supreendem para o software gratis, podem nao ter os "bells and whistles" (sinos e apitos, vulgo mariquices em Portugues) que o software comercial tem mas atingem o seu objectivo de forma inequivoca.

No caso Payware e em termos gerais, parece-me que existe uma mentalidade de lancar o produto o mais rapidamente possivel de modo a atingir os objectivos comerciais a que se propoem, em vez de se preocuparem em atingir objectivos de mais valia para a comunidade em geral e de realismo para a simulacao em particular. O que importa ter 200 repaints de um aviao (quer a pagantes, quer de borla) no lancamento de um Airbus ou Boeing se o FMS enterra-se cada vez que tentamos alterar um perna da rota? Que vale termos GPUs, reboques e Follow-me num cenario de um aeroporto qualquer, se o mesmo nao tem correctamente representadas a taxiways, runways, ILS, frequencias, etc? Depois la veem as horas gastas nos Foruns a tentar resolver as questoes e os MB gastos em download de updates - Se me derem a opcao de ler 30 emails para tentar perceber como fazer desaparecer o Flicker do painel X ou ler 100 emails para perceber como fazer uma aterragem sem instrumentos no aeroporto Y, e obvio para mim qual a escolha.

Existe uma tendencia que me preocupa. Indiquem-me um cenario para o FS2004 da regiao Britanica (aeroportos principais) que nao seja payware. Mostrem-me uma painel funcional e realista freeware para um 737 ou um 320. Uma rapida pesquisa na AVSIM indica 2 zips para o Painel do A320, enquanto que a Flightsim.com indica 1 unico. Efectuando pesquisas semelhantes aos 3 principais aeroportos de Londres indica que ninguem se aventurou a efectuar um cenario freeware de circulacao macica para os mesmos. Porque esta situacao, quando ha uns anos atras voavamos com freeware de excelente qualidade para a epoca e tecnologia existente?

Lembro-me do primeiro grande freeware que descarreguei da internet - o Painel B757 do Eric Ernst. Para a altura, foi (e a meu ver continua a ser) o MELHOR painel jamais feito para o FS, qualquer versao (em termos de usufruto das capacidades do simulador). Os meses que o Eric e seus companheiros arduamente trabalharam para apresentarem um prodigio de programacao e realismo foi compensado por ataques feitos ao seu software na forma de plagio e copia directa do painel, para posterior distribuicao comercial. Foi o primeiro caso gritante de falta de caracter no mundo FS. Isto leva-me ao ponto seguinte do meu raciocinio e a resposta a pergunta "Porque?": Por vezes, o que ha de melhor na nossa comunidade e ultrajado por individuos sem principios que tentam ganhar com o trabalho dos outros. Atraves do "repackaging" em pseudo-anonimato, da copia de ideias e objectos, ha quem faz dinheiro do trabalho dos verdadeiros artistas que exposeram o seu trabalho gratuitamente para usufruto de todos. E assim os designers Freeware, a pouco e pouco, vao se transformando em designers Payware com a logica correcta de "se os outros andam a ganhar dinheiro do meu trabalho, entao raios! eu que o faca tambem".

Por isso cada vez menos se encontra projectos competentes freeware e cada vez mais os autores se protejem solicitando ao utilizador que se registe (caso do FSUIPC), ou mesmo que compre o seu produto por modicas quantias de modo a contrapor a sabotagem por parte daqueles que se tentam aproveitar.

O que me arrelia mais no entanto, e o custo destes paywares. Software como o ActiveSky e FSUIPC justificam o custo pela mais valia qua trazem a experiencia TOTAL de voo virtual. O FSUIPC e ate agora o add-on mais importante em termos de impacto que o FS ja conheceu. Porem, pelo acima exposto, Pete Dawson viu-se obrigado a colocar um travao no abuso do seu trabalho; ao mesmo tempo teve uma poltica de actualizacao do seu produto de modo a que o utilizador nao tenha de pagar cada vez que sai uma versao nova. O mesmo com o FSMETEO e o ActiveSky, para referir apenas alguns outros. Agora, ter que pagar X por um pacote para o aviao, depois Y pelo upgrade com mais algumas mariquices e patches que deveriam estar no produto original, e depois ainda prever pagar Z quando sair uma nova versao para o FS2006 e demais!

E os cenarios? Como referiu um companheiro num forum Portugues, pagar $$ pelo FS e depois ter que pagar $$$$ por um "pedaco de terra" de qualidade muitas vezes duvidosa e tentar enganar o povo. A MS lancou o FS com codigo aberto, permitindo adicionar ao conjunto. Sera que isso continuara nos presentes moldes, ou sera que a MS nao veja tambem a oportunidade de ganhar algum, sujeitando os autores a um pagamento pelo uso do codigo? E depois onde ficamos?

Por hoje e tudo ... Para a semana continuarei com a minha lamuria na segunda parte deste tema onde falarei de um ponto importante para mim, especialmente no que toca a producao de cenarios: REALISMO vs LANDSCAPE.

Ate la, comentarios sao benvindos (com ou sem acentos) ...