segunda-feira, janeiro 31, 2005

Vai mais uma TAP Virtual para acompanhar?

Saudações Aeronauticas,

Estava a fazer a minha rodada matinal pelas "tabernas cibernauticas" do costume quando me aparece um aperitivo para o almoço com azeitona do tamanho de um gato (sem rabo que já o pisaram) ... Na "Crónica do Escarnio e Mal-dizer" li: Então não é que uns taberneiros quaisqueres vão ingenderar uma TAP Virtual II !? Passou-me logo a vontade de coirato!

Existe um grupo de pessoas na nossa comunidade que não aprende e que deve ter estado de folga no dia em que o senso-comum foi distribuído!

No Forum Airsim, já me tinha referido á questão de múltiplas VAs e Redes ATC. Não concordando em princípio e no concreto com a existência de múltiplas cópias de VAs, referi no entanto que não poderia condenar o facto, desde que as VAs não fossem reconhecidas oficialmente pela companhia mãe. A TAPV é um caso diferente. Como pode uma pessoa ou grupo actuar legitimamente ao utilizar direitos de imagem que são propriedade da TAP e que foram sujeitos de um protocolo com a ASA Virtual? Está tudo bebado ou quê ?!

O que vale é isto ter sido (espero) apenas uma atoarda mandada para o ar no meio de mais um whiskey ou cerveja ... mas tenham cuidado meus amigos, pois é preciso mantermos o olho no que mandamos ao ar, não vá ela cair-nos na cabeça - e elas aleijam; ai dói, dói! Ou será que irá ser uma versão virtual da TAP para a VATSIM? Sim, porque agora está na moda haver VAs VATSIM e VAs IVAO ...

Não me cabe fazer juizos de valor sobre o modus operandi ou estrutura da TAPV, já que não sou piloto nem dirigente da mesma. No entanto, e falando na generalidade, quando aparecem potenciais concorrentes ao nome de uma instituição, das duas, uma: Ou a institução-alvo é fonte de oportunismo devido ao seu nome, organização e implantação num mercado que leva terceiros a querer tirar partido da "fama"; ou então essa instituição é fonte de insatisfação e frustração )(para uma secção do mercado) pela sua inoperância e falta de qualidade. Mas, qualquer que seja o casos, montar uma estrutura paralela com o mesmo nome e propósito irá gerar conflictos "fraticídas" dentro da comunidade, já para não dizer legais.

Vamos criticar sim, o que houver a criticar e aplaudir o que for de louvar. E quem estiver insatisfeito que o demonstre de forma positiva: Ou propõe alterações ou então cria algo de novo - mas algo MESMO novo e não apenas utilizar o boa (ou má) fama dos outros. Há para ai tantas Portugalias, Yes (ou White) para poderem mostrar serviço .... Que acham?

Bons voos!

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Just wait and see my friend...

10:36  
Blogger Paulo said...

Ao caro amigo e colega Anonimo,

Peco-lhe que, de futuro, se identifique quando efectuar comentarios. Eu dou a cara pelo discurso que escrevo e troco impressoes neste blog com aqueles que me respeitarem. O post desta vez fica, como exige a democracia, mas fica o aviso.

14:46  

Enviar um comentário

<< Home