sexta-feira, dezembro 03, 2004

Rain Repellent: What the .... ?

Olá caros colegas,

Estava eu aqui a estudar o Evangelho segundo Airbus - vulgo FCOM A320 - para passar o tempo num voo entre Santorini e Toulouse, quando me deparei com a nota seguinte:

CAUTION: Never use rain repellent to wash the windshield and never use it on a dry windshield.

Que raio será isto do "repelente de chuva"? Lembrei-me do botãozito no overhead do meu A320 (que só faz CLICK!). Depois de uma troca de impressões com o meu amigalhaço Jorge Diogo, chegámos à teoria que deveria ser algum líquido que seria aplicado aos vidros do cockpit. Decidi "Google-ar" a questão ...

De facto, o rain repellent é um produto designado como "hidrofóbico" que, quando aplicado no vidro (tal e qual o lava-vidros no carro), modifica a tensão de superfície e permite que a água escorra rapidamente do vidro da aeronave, aumentando assim a visibilidade do piloto em condições de chuva intensa. Infelizmente, o composto químico repelente utilizado inicialmente era um CFC (agente que ataca a camada de Ozono da atmosfera) e a Airbus em 1996 ordenou a desactivação deste sistema em todas as suas aeronaves.

No entanto, a empresa continuou a incorporar o sistema base nos aviões para uso futuro e efectuou pesquisa para o desenvolvimento de um produto adequado que cumprisse com as especificações ambientais internacionais. Outra solução é o tratamento dos proprios parabrisas com uma camada protectora hidrofóbica.

Para mais informaçõees, nada como ler um artigo produzido pela propria Airbus em 1998:

www.airbus.com/pdf/customer/fast23/p18to23.pdf

... E esta, hein?