segunda-feira, dezembro 13, 2004

Trovas do Tempo que Passa

"Pergunto ao vento que passa
notícias do meu país
e o vento cala a desgraça
o vento nada me diz.
...

Mesmo na noite mais triste
em tempo de sevidão
há sempre alguém que resiste
há sempre alguém que diz não."
in "Trovas do vento que passa" Poema de Manuel Alegre


Caros amigos e companheiros

Alguns eventos e conversas cibernaúticas nos últimos dias levam-me a reflectir de uma forma nostálgica sobre o nosso mundo FS. Por isso vou por em "holding pattern" a segunda parte do meu testamento sobre Add-ons e opinar um pouco sobre a história vivída pessoalmente e transformação que eu considero ter-se dado na comunidade desde que iniciei esta vida de simulação aérea nos anos 90.

Lembro-me de ter começado no FS a sério com o FS5.1 em 1995. Já tinha brincado com simuladores (FS1) num Apple em 1986 mas foi com o 5.1 que me iniciei defacto. Sozinho, com apenas um manual e umas cartas de Munich, Paris, Seattle e pouco mais lá fui aprendendo a voar com o Cessna e o Learjet - Jogando, porque era um jogo para mim tal como o Falcon e outros que existiam na altura. Apos alguns meses o "jogo" tornou-se em algo mais: Tendo já algumas horas de voo real como passageiro abordo de Boeings durante as minhas idas e vindas das Antípodas, o interesse aumentou e fui aprendendo cada vez mais com base nos poucos recursos que o nosso pais proporcionava em termos de bibliotecas e material de consulta. Payware - o que era isso? Add-ons, nem vê-los.

No Final de 1996 consegui comprar o FS95, a primeira versão do FS para o sistema operativo Windows e no ano seguinte o FS98. Regalei-me com a oportunidade de finalmente poder voar para qualquer aeroporto principal do mundo, com aviões de realismo espectacular e com a oportunidade de fazer download de novos aviões e cenários atravéz daquela coisa esquisita (na altura) chamada INTERNET.

Foi nesta altura que me agarrei definitivamente a este hobby e conheci amigos, a maioria dos quais me têem acompanhado até hoje. Após um periodo em que tinha de correr para o multibanco para carregar o meu cartão da Telepac quase todas as semanas, finalmente consegui instalar RDIS em casa e, ai sim! é que a ligação era rápida! Lembro-me dos dias da velha TAPVA (formada em 1997) e de novidades como SquawkBox e Procontroller na rede SATCO, em que se podia voar online em tempo real e se podia ser controlado - maravilhoso. Passei horas a fio a voar e a comunicar POR TEXTO a colegas que ia encontrando nesse mundo cibernautico como utilizar estas perolas. Recordo-me de uma noite quando demorámos três horas para colocar 8 individuos em rede, para depois no momento de voar a internet dar o berro e eu ficar a olhar para o monitor! Fartavamo-nos de divertir, trocar ideias e ensinamentos em torno deste hobby. Conheci através da internet dezenas de pessoas - algumas vinham e iam, outras ficavam.

Os Add-ons começavam a ganhar qualidade profissional com o FS2000 e a comunidade unia-se na net para trocar ensinamentos. Cartas de navegação, planos de voo e AOMs eram raros e a as diferentes organizações que se iniciaram trabalhavam arduamente para obter melhores condições e facilidades para os seus membros.

A TAPVA e a SATAVA eram então as duas VAs Portuguesas, ambas lideradas por pessoas de enorme espírito de sacrifício e de trabalho. Ambas partiram da carolice de uma pessoa que despendia o seu tempo e dinheiro para proporcionar uma sensação de realismo e profissionalismo a todos. Pilotos de uma companhia voavam na outra e ambos trocavam ideias. Os Portugueses eram dos mais activos na Europa da recem formada SATCO e o ano de 1999 trouxe o primeiro evento na Guarda: Foi a minha primeira grande oportunidade de conhecer os amigos "face to face"; uma alegria tremenda, mas que se tornou num ponto de viragem para mim. Vim a conhecer um outro lado da simulação aérea que até entao não pensava existir.

Foi após este encontro e os acontecimentos no final do mesmo que o mundo da simulação mudou para mim. Com uma populariedade de crescimento exponencial, a explosão de pilotos no ceu virtual (sim, porque na altura era "One Sky") introduziu outros conceitos na busca da perfeição na simulação e trouxe tambem ideias e personalidades diferentes. Assumi um cargo de responsabilidade na então TAPVA, posteriormente dissolvida; agarrei nos "restos" e juntamente com um grupo de companheiros criamos a TAP Virtual, sem chefes, sem directores, sem poleiros, mas com pessoas responsáveis pela transmissão de conhecimento e com o intuito-mor de manter a saudável convivência entre todos os membros da comunidade em geral, e entre instituições em particular, engrandecendo este grupo.

Bons amigos naqueles tempos, pessoas que me ajudaram e apoiaram pública e privadamente. Pedro Sousa (Fundador da SATAVA); Miguel "Kispo" Branco da Silva (Fundador do Portugal VACC); João Vareta, Telmo Nobre e Carlos Neto (Co-fundadores da TAP Virtual); Miguel Salgado, Manuel Florindo, entre outros. Todos deram o seu contributo para a comunidade FS do nosso Pais nos primórdios e a maioria continua por ai, mais ou menos activa. A mediatização do nosso hobby (que se tornou durante largos periodos em Jobby) iniciou-se com entrevistas no Expresso e Correio da Manhã e foi então que houve algumas alterações no comportamento de alguns sectores da nossa comunidade.

A certa altura iniciou-se uma radicalização de posições que, em retrospectiva, considero ter sido inevitável. (Nota: Após o periodo de transição em termos organizativos, afastei-me por um tempo do CE da TAP Virtual, afastamento talvez um pouco indelicado, dado que me afastei sem aviso prévio, deixando os restantes membros do CE livres para desencadearem as acções que considerassem apropriadas. A TAP Virtual tinha na altura se apresentado à companhia real por forma a obter apoio da mesma). A partir daqui (diga-se, do Guarda2000) gerou-se um clima da desconfiança entre instituições; porém, nem tudo foi negativo. Houve muita troca de ideias e clarificação de princípios no que toca ao que realmente deveria ser o caminho a precorrer pelos simmers Portugueses. Nos Portugal Airshows, nos Guardas, nos jantares, nos eventos online, houve por vezes a saudável concorrência e benifício para toda a comunidade, mas também houve a desconfiança, a má-lingua e o montar de barricadas.

Os jantares do VACC incorporaram-se como tradição e muito trabalho foi feito fruto de discussões tremendas entre elementos de diferentes quadrantes. Mas o ar da desconfiança tornou-se no terreno de guerrilha em muitos casos: cada um queria fazer as coisas à sua maneira e muitos eram intolerantes à mudança - A cada um assistia a sua razão mas geralmente isso não era suficiente para unir esforços e chegar a consenso para o bem comum. A comunidade, antes unida, fraccionou-se em facções diametricamente opostas. Anteriores amigos tornaram-se adversários e as instituições sofreram as consequências, o espelho de fraccionamentos exteriores também - a SATCO tornou-se VATSIM e um grupo de ex-membros da SATCO formou a IVAO. Gerou-se o desinteresse por parte dos novatos, e agudizou-se a luta pela supremacia da comunidade.

As mailing lists eram o campo de batalha dos exercitos fraticidas: uns proclamaram a mudança e a elevação ao mais alto nível da simulação de acordo com as suas ideologias revolucionárias; apoios externos das companhias reais, com ideias novas contra os ditos Velhos do Restelo que apenas olhavam para o seu umbigo e só pensavam no que poderiam extrair do "povo" em termos de glória, pseudo-cargos e pseudo-prestígio. Do outro lado a retaliação veio com a acusação da existência de organismos secretistas e auto-vangloriantes, roubo de ideias e acusando os adversários de se pavanearem quando de facto eram incompetentes e retrogados.

Assisti a tudo isto sentado em cima do muro da neutralidade (alguns acusaram-me entrelinhas de estar sentado na bancada do dualismo), tentando perceber onde isto nos levaria. Apesar de tudo e, recordando as palavras escritas ha dias pelo amigo José Oliveira, de certa forma gostava das longas noitadas passadas sem dormir e a discutir questões no RogerWilco enquanto se voava. Gostava dos almoços e jantares que juntava elementos para debater pontos de vista: pessoalmente trazia sempre mais conhecimento para casa do que levava para os encontros. Mas a pergunta mantem-se: Onde é que isto tudo nos levou?

Para vos ser franco, apenas tenho umas luzes para poder responder - cada um extrairá as suas conclusões. Mas, para responder em parte e ilustrar a minha opinião vou dar um exemplo: Air Luxor Virtual. Fruto de um grupo de pessoas que, na sua maioria, não foram expostas a estas tempestades históricas, são neste momento a VA mais bem organizada e produtiva da comunidade Portruguesa. Sendo apoiada pela companhia real, é no entanto livre da inércia causada pela bureaucracia que pesa sobre outras instituições FS Portuguesas. A ALV é a companhia que mais eventos promoveu para os seus pilotos este ano e mais publicidade atraiu. Sendo um grupo unido e coeso, sem preconceitos nem traumas de anteriores acontecimentos, fazem tudo em grupo e nao se apoiam apenas num único elemento para atingir o seu objectivo. Também não contém o peso morto da inactividade e é neste momento (das 3 VAs Portuguesas) a que mais pilotos "fornece" as redes mundiais de ATC. Quer a SATAVA, quer a TAPV, quer o Portugal VACC (para referir as mais cotadas) sofrem de anemia em termos de ideias e promoção do hobby. Seria bom que estas se injectassem de vontade (e talvez sangue novo) para mostrar de facto o que esta comunidade é capaz de fazer.

Quem ler isto pensara que será um anúncio para a ALV. Apesar de ser Piloto desta VA, não pretendo promover a ALV acima de qualquer outra - utilizo apenas o exemplo para comparar com as restantes instituições Portuguesas. E aqui vem o ponto fulcural da minha dissertação: Cansadas de lutarem entre si, a maioria das instituicoes de simulacao aerea em Portugal não têem folego para fazer o que de facto deveriam fazer - promover a Simulação, criar condições para a união dos seus membros e incentivar o ensinamento e a diversão. Talvez seja o caso de a ALV ser uma organização relativamente nova, mas creio que poderá ser um exemplo do que fazer no futuro para a nossa comunidade prosperar cada vez mais. Neste momento, chegou-se a um ponto de "rame-rame", novamente plagiando o Zé. Cada um vai fazendo a sua coisa mas as forças não parecem ser muitas.

Daí a introdução a este tema: O poema celebrizado em canto pelo Adriano Correia de Oliveira. O vento dos ceus virtuais Portugueses calam de facto a desgraça - Tem que haver alguem que resista ao rame-rame, alguem que resista!

5 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Paulo

Eu penso que existe uma alteração na forma como as coisas funcionam em termos de simulação. Eu estive nos primeiros voos da SATCO e afastei-me da simulação em termos de comunidade devido a duas questões:

- Problemas profissionais;

- Mas principalmente quando apareceram os logins e os rankings na SATCO;

Contínuo a ser completamente contra rankings virtuais na simulação, é quase tão mau como tratar as pessoas na simulação pelos seus cargos honoríficos. Mas fiquei mais velho mais barrigudo e por isso apareci à poucos anos atrás. Todos sabem qual tem sido a minha posição em relação à simulação mas vou tornar a expor. Antes de mais prezo os meus amigos, são pessoas com afinidades e naturalmente um hobby quer dizer estar com os meus amigos passando uns bons bocados. Foi com esta prespectiva que se fundou o Splash, criar uma pequena comunidade em que pessoas com apetências se pudessem juntar, nem todos aderiram mas por outro lado pessoas que eu não conhecia apareceram e estão integradas. Outro exemplo paradigmático é a Bom Sucesso que congrega pessoas com esta prespectiva.

As VA mais tradicionais não têm esta vantagem de juntar pessoas com apetências logo necessitam de maior dinamismo. Concordo com a tua opinião de que neste momento a Air Luxor é a que demonstra um maior empenho fruto de 4 coisas:

- Actividades integradoras como encontros fly-ins etc;
- Um conjunto de pilotos que voa bastante;
- Um bom site com inovação;
- Uma boa ligação à companhia real transportando essa ligação para os pilotos virtuais;

Fica desde já o disclaimer: Não sou piloto da companhia. Penso que estes pontos são os responsáeis pelo bom momento vivido pela VA. O principal é a dinamização e isso é conseguido de várias formas, mas é sempre necessário um factor: Disponibilidade e vontade. Contínuo a dizer que espero que sejam os mais novos a fazer isso pois eles é que têm a estamina para tal.

Pelo meu lado sou um trintão que tomou um rumo na simulação que já em cima referi. Já não tenho pachorra para as VA tradicionais excepto quando utilizam um avião que me faz as delícias: o 747-200. Quero é um pequeno grupo de amigos, uns jantares e mais nada.

José Oliveira

00:30  
Anonymous Anónimo said...

Caro Paulo,

foi interessante ler este artigo escrito por alguém que se iniciou nisto bastante cedo e que nos últimos tempos não foi parte integrante de uma das milhentas virtual organizations que por aí andam.

Fiquei foi curioso ao saber que do seu ponto de vista, as organizações cá em Portugal, à excepção da ALV, estão dependentes das burocracias...
Pode ser mais explícito? Estaremos a falar da dependência que determinado grupo tem para com o seu "líder"? Quererá dizer que os líderes actuais não são os mais certos para tirar a comunidade do buraco?

Abraço
MB

02:15  
Blogger Paulo said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

09:40  
Blogger Paulo said...

Miguel e Ze,

Obrigado por deixarem os vossos comentarios: foram os primeiros, e espero que nao sejam os ultimos!

Quando comecei a escrever este blog ha 2 ou tres semanas, regi os meus proprios estatutos de principios, entre os quase um dos mais importantes era que estava a escrever PARA MIM na forma de um "brainstorm" onde as ideias refugadas no cerebro ha muito tempo vinham para o papel. Nao publicitei nem anunciarei este blog justamente para ser uma coisa "interna" onde as pessoas tropecariam nele e achavam interessante ou nao para ler. Os comentarios sao meus e como todos temos opiniao, aceitarei os comentarios dos outros e nao entrarei em polemicas a responder ou a defender-me ao que outros colegas e amigos aqui colocarao. Os topicos deste blog deverao ser de reflexao e nao de conflicto.

Farei por isso apenas dois comentarios de circunstancia ao post do Miguel: Quando diz "a excepcao da ALV", eu referi a ALV como exemplo - outras existem (como a Splash e a Bom Sucesso, como o Ze referiu) e nao estou aqui para defender a ALV ou qualquer outra instituicao acima das outras - repeto, apenas utilizei esse exemplo, dado ser a organizacao. O segundo comentario tem a ver com a expressao "lider" - Os lideres (do meu tempo de Marinha)sao aqueles que conseguem levar outros com eles por exemplo e presuasao activa. Posto isto e olhando o panorama nacional de simulacao, acho que respondeu a sua propria pergunta.

09:42  
Blogger Champonix said...

Grande amigo... espantado fiquei na leitura destas tuas palavras levianas, acompanhadas com palavras, alem de nostalgicas,de pura saudade.
Belos esses tempos de companheirismo e autentica amizade, não só virtualmente como tambem nos encontros esporádicos que realizávamos.
Como em tudo, a evolução e o profissionalismo faz com que a qualidade no nosso espaço aereo se torne mais real, embora desvirtualize esse sentimento a que estavamos habituados, companheirismo, amizade...
Espero que te encontres bem, sempre teras o teu stand guardado no nosso espaço aereo, virtual e real...
Aquele abraço.

PC

08:49  

Enviar um comentário

<< Home