terça-feira, janeiro 25, 2005

Quem quer ser "Cenarista"?

Benvindos de novo e Bom 2005 a todos!

Um mes depois, ja com as broas digeridas e o bolo rei nos restos, ca estou eu para mais um ano de FS. E nada pior para comecar do que ler o que li hoje de manha (aqui) ao acordar: a equipe PPP suspendeu o projecto com o mesmo nome, sinonimo de qualidade e esforco no desenvolvimento de cenarios freeware realistas para Portugal Continental. Depois de alguma controversia no Forum da Airsim, a equipe arrumou o esquadro e compasso e mandou a comunidade as urtigas. Ou, pelo menos, parte dela ...

Sinceramente meus amigos, estas coisas irritam-me! Um grupo de pessoas levanta a mao voluntariamente e de boa fe (que interessante que parece que sao sempre os mesmos) para fazerem um trabalho honesto, despretencioso e aberto. Criaram uma base de conceitos diferente sobre o cenario e divulgaram-no para todos saberem; Executaram o trabalho sem alaridos e apresentaram-no de forma gratuita para o agrado todos. Agora, sao ultrajados e vilipendiados por alguns sectores da comunidade, numa altura em que pretendem ampliar o projecto e possivelmente afectar interesses terceiros.

Estes sectores divido em quatro grupos, nomeadamente: individuos com quesilias pessoais; pseudo-cenaristas que se julgam no direito de reivindicar que o seu trabalho seja enaltecido; Um outro grupo de pseudo-anonimos cujos projectos tentaram impingir sobre a comunidade e que, quando nao tiveram a aceitacao devida daqueles que percebem destas coisas, resolveram atacar estes e "desaparecer", para depois reaparecerem com nomes novos mas com ideias iguais; e aqueles que, medindo os outros pela sua bitola julgam que isto e tudo uma farsa e instigam mau estar ao mesmo tempo que apregoam serenidade, comparando alhos com bugalhos e defendendo aqueles que nao teem defesa possivel.

O Projecto PPP sempre teve um ambito diferente do mainstream na comunidade FS. Os seus autores nao ganharam um centavo do seu projecto e executaram o trabalho com o pensamento de poderem proporcionar uma mais valia tecnica a comunidade sem a mesma ter que gastar balurdios para poder usufruir dela. Nunca viraram a cara a qualquer duvida, problema ou questao colocada pela comunidade e efectuou um suporte tecnico impar, ao contrario de muitos designers conceitados que por ai andam que ignoram os seus clientes e os deixam pendurados dias e semanas a fio para resolver problemas. Aceitaram criticas e editaram updates, acolheram sugestoes e implementaram um clima de saudavel convivencia com a comunidade, de igual para igual ... talvez tenha sido o que levou a que outros abusasem e se chegasse a esta situacao.

Estranho que outros designers do burgo nao se tenham dado ao trabalho de lancar UM unico aeroporto principal ou aerodromo para Portugal Continental (atestando assim a qualidade indescutivel do PPP) e que o seu contributo nacional continue a ter problemas de compatibilidade com o PPP e outros cenarios no Continente (ainda antes de ser lancado), e problemas de terreno no Atlantico. E outros projectistas freeware existem que, nao se esquivando a oportunidade de se darem a conhecer, tentam influenciar escolhas e ideologias de modo a assistir os seus intentos. Nao largam os seus produtos ao prado porque a qualidade e questionavel. Isto de ser "Cenarista" (ja fui ver o dicionario e nao entendo - julgo ser designer de cenarios) e como ser jogador de futebol: Todos conseguimos dar um chuto numa bola, mas JOGAR a bola como deve ser sao poucos os que conseguem. E tentar comparar Figos com Pepinos ... todos querem jogar na Seleccao mas so alguns la chegam. Depois criticar o seleccionador porque nao o escolheu e mau perder.

E tal como aos jogadores de Futebol, deixo aqui um conselho aos "Pepinos" que se julgam Figos: Porque nao tentar impingir os seus talentos a outro clube? Parece que existe ai uma equipe "todo-terrain" que e capaz de aceitar recrutas novos para os seus quadros. Aos que atacam do anonimato e preversidade, voltem para o buraco de onde vieram, deixem trabalhar quem da a cara abertamente ou entao mostrem servico e facam de facto melhor. E aos Comentadores, que se deixem de idiotices e apoiem quem vos torna o FS num simulador a serio. Continuamos a perder elementos e projectos validos devido a falta de caracter e juizo de certas pessoas. Ate quando vamos continuar a aceitar estas atitudes? Democracia e bonita, mas so funciona se houver respeito mutuo - quando isso nao existe ...

Ate para a semana!

2 Comments:

Blogger Kispo said...

Olá Paulo

Antes de mais a minha saudação ao teu "blog", é bom ter encontrado alguém para quem "Não há longe nem distancia" e que da longinqua Austrália continua tão perto de nós... Um bem haja à tua pessoa pela tua palavra que tanto alento me dá!...

Escrevo-te assinando pois, como sabes, detesto o anonimato e sempre que tive de pôr os pontos nos iis o fiz com assinatura por baixo... Para mim é esse o traço principal do homem honrado e digno e isso para mim é ponto essencial da minha existencia!

Como sabes tenho-me, nos ultimos anos, remetido a um periodo de recolhimento depois de muitas batalhas travadas no passado em defesa dos valores que sempre considerei essenciais para a comunidade simmer nacional, e que tu bem conheces... Nem sempre me deste razão mas sempre percebeste o que eu defendia e isso confortava-me, como me conforta saber que há quem pense como eu! Pessoas que "irmãos entre iguais" continuam a trabalhar para que a comunidade simmer nacional possa, sem ter de pagar por isso, ter acesso a meios que lhes permita tirar o prazer de pertencer a uma comunidade e de se sentir bem dentro dela... Isso para mim é um sentido de vida e felizmente um sentido de vida obtido!

Recorrentemente pequenos incidentes de percurso atravessam-se na nossa frente, gente sem carácter que mente, engana e decepciona tentado destruir o trabalho de quem nada ganha para por detrás de ignorantes e inocentes que se prestam a ser tropas de primeira linha, ir tentar obter da comunidade a paga por trabalhos que por vezes nem verdadeiros e honestos podem ser considerados. O projecto PPP está suspenso mas o seu espirito não e certamente não deixaremos "os chulos" da comunidade simmer nacional a rir pois a isso interiormente nos obrigámos... Quem quiser ganhar dinheiro em Portugal terá de o fazer sobre nós, com perfeição e honestidade... Sem mácula!

Deixo aqui este voto de confiança e para ti e todos um 2005 cheio de sucesso!

Miguel Branco da Silva

13:55  
Anonymous Anónimo said...

Paulo,

Calhou passar por este blog, que eu desconhecia por completo, e vi mais um tópico que ultimamente tem preenchido os foruns.

Estive um tempo parado (nomeadamente de Julho de 2004) e quando voltei existiam imensas novidades por aí fora, inclusive a suspensão do PPP e o update do FS9.

Comecei por testar o update. Não tive problemas com os ADD ON's instalados (PT2000, PPP, MESH4.0, e alguns objectos). Como sou cliente do PT2000 tive acesso ao PT Terrain. Instalei e sem problemas de maior (não pretendo comentar aqui a qualidade ou não deste produto).

Resumo: tudo o que li em foruns, questões levantadas sobre incompatibilidades, problemas de texturas, etc, são, como tu dizes, levantadas por anónimos ou pessoas que no meu entender, pouco ou nada tentam fazer pela comunidade sim.
VÊ-se muiats vezes a fazerem perguntas de como instalar cockpits avançados para aqueles aviões que foram desenhados para AI, e depois vem dizer que não funciona e "exigem" uma solução.

Tal como a equipa PPP já tive alguns dissabores neste sentido, porque me interessei na construção de AFCADS e cheguei a publicar um. O outro que ficou por publicar foi muito bem recebido pela equipa do PPP.

Bem, tudo isto, para dizer que apoio o seu texto na integra e lamento a suspensão do PPP. Manterei o PPP instalado até que surja algo que o supere, que julgo ser dificil, pelo menos a nível freeware e com as performances que este apresenta.

Um abraço,
Vitor Antunes

P.S.: Um dia destes deverão existir alguns desses anonimos que quererão usar os pilares da ponte de um cenário, o tabuleiro de outro, e os cabos de um terceiro. Penso que me fiz entender com esta frase ;)

21:47  

Enviar um comentário

<< Home