terça-feira, fevereiro 22, 2005

Vai-te-SIM E-Vão: Será que ainda vale a pena?

Hello all ...

Ultimamente tenho andado com um trilema (sabem a anedota?) ao voar cá do meu cantinho.

Há anos e anos que me ligo à rede ATC (leia-se SATCO/VATSIM) para fazer voos online. Durante estes anos, voei com e controlei muitos colegas e amigos, em ceus virtuais repletos de aeronaves e com muito entusiasmo e motivação para melhorar e aprefeicoar o nosso conhecimento e tecnica. Porém, ao longo das últimas semanas, tenho me visto desleixar no que toca à ligação em rede. Estando eu nas Antípodas (com sensivelmente meio-dia de diferença entre fusos horários AUS-POR) e voando para VAs Portuguesas, é difícil senão mesmo impossível apanhar controlo online ou colegas que me acompanhem nos meus trajectos pela Europa. Por isso, tenho vindo gradualmente a utilizar o Ultimate Traffic e o ATC do FS para me fazer companhia por esse mundo virtual fora.

SACRILÉGIO, oiço eu daqui. Que raio de Simmer sou eu que, após longos anos de serviço ao ATC e à pilotagem volto agora para aquilo que eu próprio criticava noutros colegas! Como será possivel eu poder ouvir aquelas vozes "mecanizadas" a falarem com sotaque americano e a darem instrucoes perfeitamente descabidas? E como posso eu preferir AIs a pilotos reais?

Esperem la! Eu escrevi que utilizava estes add-ons para me fazerem companhia, nao quer dizer necessariamente que os utilize activamente (nomeadamente o ATC). Vou explicar-me ...

Dado o acima exposto nao vejo nenhuma vantagem em ligar-me a uma rede ATC online (com a excepcao de voos no continente Australiano e voos para UK). A VATSIM e a IVAO ja nao oferecem condicoes para eu voar online. Quando me levanto cedo no fim de semana e ligo o Servinfo (sendo noite na Europa), poucos ou nenhuns sao os postos de controlo que vejo abertos no nosso pais. Pouco trafego existe no nosso pais na VATSIM ou na IVAO e para eu estar a ouvir "Continue own navigation, no Radar services available" de 30 em 30 minutos se for, nao vale a pena. Para estar a gastar recursos e largura de banda, mais vale eu ligar o Active Sky e seguir os meus proprios procedimentos. E mesmo ligando-me a diferentes horarios e dias, o panorama e igualmente sombrio.

Voltou-se um amigo no outro dia em conversa e retorquiu: "Ouve la pa, mas se nao te ligares o controlador nunca vai saber que estas a voar e nao se vai ligar tambem!" La vem a tal pescadinha de rabo na boca. Nao ha pilotos porque nao ha controladores e vice versa. Mas, a meu ver, esta tese nao tem sustentacao logica. Lembro-me de passar muitas horas ligado ao ProController em casa, enquanto trabalhava na traducao, via televisao, e ate quando voava (e o Duarte Abreu, se andar por ai, era o perito!). Longas noites em que, se apanhava um ou dois pilotos era muito, mas o posto estava comandado. So que depois aborreci-me - primeiro porque nao tinha companhia muitas vezes no controlo e tambem porque poucos eram as alturas em que havia uma organizacao de pilotos que se dignasse a voar para o nosso cantinho.

Mas com tudo isto, cheguei a conclusao do seguinte - no que toca a simulacao o piloto NAO PRECISA do Controlador para voar. O Controlador no entanto, PRECISA do piloto para Controlar. Dai, o onus recai sobre as Organizacoes ATC para providenciarem clientela para os seus efectivos. E como eu nao tinha clientela, desliguei-me do Controlo.

Voltando ao ponto inicial, os utilitarios FS, utilizo-os agora como substitutos de uma rede online. O Ultimate Traffic permite criar um realismo em termos de operacoes em terra, na aproximacao, na saida, que raramente eu encontrei nos ultimos tempos na rede online. Ter que esperar no hold point da 03 em LPPT pela aterragem e "vacate" de uma aeronave e uma destas operacoes. Ter que coordenar o meu voo para efectuar um holding ou desvio de rota de modo a nao entrar em conflicto com outras aeronaves na aproximacao e outra. E o ATC do FS, mesmo nao o utilizando activamente, sempre me da um "advisory" para que eu saiba de antemao o que me espera na rota e na chegada. Mesmo fazendo os meus proprios procedimentos, as comunicacoes entre o ATC e as outras aeronaves sao sempre um "barulho de fundo" que eu gosto de ouvir e nao tenho tido oportunidade online.

Crucifiquem-me agora os que quiserem. Mas para mim de pouco vale uma rede deserta quando posso ter um ceu "cheio" de avioes a voar em horarios reais, mesmo com as limitacoes que o UT e ATC tem. E como uma rede deserta nao me ensina nada, prefiro ter que puxar pela cabeca e ver a melhor maneira de voar por entre a teia que os AIs me criam do que a monotonia de seguir o mesmo procedimento ad nauseum. Ate que "a" rede (leia-se VATSIM no meu caso) evolua em termos de organizacao e comparencia, para mim nao vale a pena.

Um abraco!

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Caro Paulo,
Não sei se será o mesmo Respicio que procuro... Trabalhou por acaso na Novaponte?
Se sim, necessito do seu contacto, sou a CAmila. Se não, peço desculpa.
Pode-me responder para: cjmira@hotmail.com

20:45  

Enviar um comentário

<< Home